segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A GANANCIA DA GLOBO E A TRAGÉDIA EVANGÉLICA


"A Globo está lançando uma feira voltada para o público evangélico, como parte de sua estratégia de aproximação do meio gospel, além da questão estratégica de ampliação de negócios, visto que os evangélicos são o grupo religioso que mais cresce no país.
No próximo dia 27/11, a empresa de entretenimentos das Organizações Globo, GEO Eventos, fará uma entrevista coletiva para o lançamento da Feira Internacional Cristã (FIC), que deverá ser realizada em julho de 2013.
De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar On-line na revista Veja, a intenção da Globo é concorrer com a Expocristã, maior feira do setor na América Latina. São realizados ainda, a ExpoMusic Gospel, voltada para músicos cristãos e o Salão Internacional Gospel, que segue um modelo semelhante à Expocristã e realiza fóruns de debates.
Além da FIC, as organizações Globo já realizaram o Troféu Promessas, premiação para músicos cristãos e pensada como concorrente do Troféu Talento, até então a maior premiação do meio gospel. Desse prêmio, surgiu o Festival Promessas, evento que reúne artistas gospel num show e que, posteriormente, é transmitido na grade da emissora. Ambos são realizados pela GEO Eventos.
Há ainda a gravadora Som Livre, que distribui CDs e DVDs de grandes nomes da música gospel, como o Diante do Trono, por exemplo, além de Palavrantiga, Nívea Soares, Davi Sacer, Sérgio Lopes, Asaph Borba e Chris Durán".
(Extraido do Gnoticias)
A GANÂNCIA DA GLOBO E A TRAGÉDIA EVANGÉLICA
Por Natynho serra

A Globo é um dos maiores e mais poderosos aparelhos ideologicos existente no Brasil. Como todos sabemos a poderosa Rede Globo, durante décadas não hesitou em ridicularizar e desqualificar, principalmente em suas telenovelas, outro poderoso aparelho ideologico, a imagem dos evangelicos. A Globo foi e ainda é  pródiga em construir  representações deturpadas e duvidosas dos evangélicos. Ultimamente com o inevitavel reconhecimento do fenomeno de crescimeto dos evangelicos a Globo começou a investir, isto é a estender seus tentaculos para explorar comercialmente o segmento evangelico brasileiro. Primeiro com a cooptação de alguns dos principais cantores evangelicos  por sua gravadora, a som Livre, depois com a criação e exibição do musical "promessas" e a inserção de varios cantores evangelicos nos programas de auditorio de sua grade, agora a ganancia da Globo em faturar seus milhoes de Reais às custas da produção artistica e literaria evangelica se consolida com o lançamento da FIC ( Feira Internacional Cristã) que pretende concorrer com a Expocristã. Trocando em miúdo, por um lado a Globo continua, em suas telenovelas, criando personagens ditos evangélicos, cujo objetivo claro é ridicularizar e desacreditar o sistema de crença dos evangélica e por outro lado estendendo seus tentaculos para faturar milhoes e enrriquecer  às custas dos mesmos evangelicos.
A tragedia é que os evangélicos são tomados de uma letargia, de uma dormência e de uma cegueira (talvez de uma ganancia e falta de principio por parte dos artistas que se vendem para ela) que os impede de enxergar e de reagir contra isso. Os cantores evangélicos, até onde se sabe, nenhum teve a dignidade de rejeitar o fetiche da "vênus platinada" e dizer não a seu dinheiro sujo, adquirido nos porões da ditadura e com a alienação do povo brasileiro. Sob o falso manto de "povo ordeiro" e que não se opõe ideologicamente a nada, os evangélicos brasileiros  vão se tornando uma especie de escravos contemporâneos da Globo. Escravo nos lembra algo? o escravo é uma das  figuras mais antitéticas e contraditórias  que a historia já produziu, ao mesmo tempo em  que sofre passivamente as humilhaçoes,  chibatadas e tortura de seu senhor, lhe permite obter lucros às suas custas.
Natynho Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário