Artigos

UMA MÃO LAVA A OUTRA
O namoro da Globo com o segmento evangélico continua, agora foi a vez de varios pastores evangelicos serem convocados para uma reuniao de negocios com o diretor de Projetos e Eventos Especiais da emissora.
Na última segunda-feira (12) a Rede Globo convidou alguns líderes evangélicos para uma reunião com Amauri Soares, diretor de Projetos e Eventos Especiais da emissora, para falar sobre as expectativas do grupo com o segmento evangélico.
Pastores e líderes de conselhos de diversas partes do país estiveram no Projac. Esta foi a primeira vez que um diretor  organizaçoes  Globo se reuniu com lideranças evangélicas.
Um dos pastores presente à reunião foi Robson Rodovalho, lider da Igreja Sara Nossa       Terra, além de Rodovalho, estiveram presentes no encontro os pastores Francisco Paixão (Presidente da CONCEPAB), Wilton Acosta (Fenasp), Ronaldo Batista, Apóstolo Edmilson, bispo Aroldo Telles, Pedro Santos, reverendo Jorge Sutareli, Valdiberto Rocha, Paulo Roberto Carlos Soares, Josimar Francisco, Chacerleu Melo, bispo Jetro Carneiro, Claudemir Lopes, Rudolf Arno Heinrichs, Flavio Luiz Sauerbronn, Bievenido Sandro Andrade Fiuza e Rosangela Lucia Targine da Silva. 

Vale lembrar, como noticiamos dias atrás que o Festival Promessas e o Troféu Promessas são eventos ligados diretamente com a Rede Globo através da GEO Eventos, que recentemente anunciou que a partir de 2013 também estará realizando um feira de artigos evangélicos com o nome de Feira Internacional Cristã – FIC, prevista para acontecer no mês de Julho.
Fonte: Gospelprime

UMA MÃO LAVA A OUTRA
Por Natynho Serra

Como já colocamos aqui, essa é mais uma investida da Globo no processo de cooptação de lideranças e artistas evangélicos de renome nacional e internacional, a fim de abocanhar uma boa fatia do bolo financeiro que o mercado musical e editorial evangélico movimenta. ironicamente, a Globo que sempre se mostrou prodiga, e ainda continua, em construir representaçoes deturpadas dos evang´licos em suas telenovelas, a fim de ridicularizar e desconstruir a o sistema de crença dos evangelicos diante da opinião publica, agora diante do crescimento dos evangelicos, estende descaradamente os seus tentaculos para, nada mais e nada menos, que explorar comercialmente esses mesmos evangélicos. É obvio que todos tem o direito de interpretar essa aproximação da Globo com os evangelicos da forma mais providencial e romantica que bem quiser, mas não há  nada que nos convença de que essa união tenha  interesses que não sejam estritamente politicos e comerciais. É obvio também que esse casamento parte de interesses reciprocos, dificilmente esses lideres e artistas cooptados pela globo irão se lembrar do processo de violencia simbolica sofrido pelos evangélicos por parte da Globo durante décadas e jamais usarão esse fato como argumento para rejeita suas propostas financeiras encantadoras, antes, sob o discurso da providencia divina irão selar acordos milionarios com a "vênus platinada" e  sem fazer cara feia diante das representaçoes decadentes que a globo constroi dos evangelicos em suas telenoves. Uma mão lava a outra.



A GANÂNCIA DA GLOBO E A TRAGÉDIA EVANGÉLICA

A Globo está lançando uma feira voltada para o público evangélico, como parte de sua estratégia de aproximação do meio gospel, além da questão estratégica de ampliação de negócios, visto que os evangélicos são o grupo religioso que mais cresce no país.
No próximo dia 27/11, a empresa de entretenimentos das Organizações Globo, GEO Eventos, fará uma entrevista coletiva para o lançamento da Feira Internacional Cristã (FIC), que deverá ser realizada em julho de 2013.
De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar On-line na revista Veja, a intenção da Globo é concorrer com a Expocristã, maior feira do setor na América Latina. São realizados ainda, a ExpoMusic Gospel, voltada para músicos cristãos e o Salão Internacional Gospel, que segue um modelo semelhante à Expocristã e realiza fóruns de debates.
Além da FIC, as organizações Globo já realizaram o Troféu Promessas, premiação para músicos cristãos e pensada como concorrente do Troféu Talento, até então a maior premiação do meio gospel. Desse prêmio, surgiu o Festival Promessas, evento que reúne artistas gospel num show e que, posteriormente, é transmitido na grade da emissora. Ambos são realizados pela GEO Eventos.
Há ainda a gravadora Som Livre, que distribui CDs e DVDs de grandes nomes da música gospel, como o Diante do Trono, por exemplo, além de Palavrantiga, Nívea Soares, Davi Sacer, Sérgio Lopes, Asaph Borba e Chris Durán".
(Extraido do Gnoticias)
A GANÂNCIA DA GLOBO E A TRAGÉDIA EVANGÉLICA
Por Natynho serra

A Globo é um dos maiores e mais poderosos aparelhos ideologicos existente no Brasil. Como todos sabemos a poderosa Rede Globo, durante décadas não hesitou em ridicularizar e desqualificar, principalmente em suas telenovelas, outro poderoso aparelho ideologico, a imagem dos evangelicos. A Globo foi e ainda é  pródiga em construir  representações deturpadas e duvidosas dos evangélicos. Ultimamente com o inevitavel reconhecimento do fenomeno de crescimeto dos evangelicos a Globo começou a investir, isto é a estender seus tentaculos para explorar comercialmente o segmento evangelico brasileiro. Primeiro com a cooptação de alguns dos principais cantores evangelicos  por sua gravadora, a som Livre, depois com a criação e exibição do musical "promessas" e a inserção de varios cantores evangelicos nos programas de auditorio de sua grade, agora a ganancia da Globo em faturar seus milhoes de Reais às custas da produção artistica e literaria evangelica se consolida com o lançamento da FIC ( Feira Internacional Cristã) que pretende concorrer com a Expocristã. Trocando em miúdo, por um lado a Globo continua, em suas telenovelas, criando personagens ditos evangélicos, cujo objetivo claro é ridicularizar e desacreditar o sistema de crença dos evangélica e por outro lado estendendo seus tentaculos para faturar milhoes e enrriquecer  às custas dos mesmos evangelicos.
A tragedia é que os evangélicos são tomados de uma letargia, de uma dormência e de uma cegueira (talvez de uma ganancia e falta de principio por parte dos artistas que se vendem para ela) que os impede de enxergar e de reagir contra isso. Os cantores evangélicos, até onde se sabe, nenhum teve a dignidade de rejeitar o fetiche da "vênus platinada" e dizer não a seu dinheiro sujo, adquirido nos porões da ditadura e com a alienação do povo brasileiro. Sob o falso manto de "povo ordeiro" e que não se opõe ideologicamente a nada, os evangélicos brasileiros  vão se tornando uma especie de escravos contemporâneos da Globo. Escravo nos lembra algo? o escravo é uma das  figuras mais antitéticas e contraditórias  que a historia já produziu, ao mesmo tempo em  que sofre passivamente as humilhaçoes,  chibatadas e tortura de seu senhor, lhe permite obter lucros às suas custas.