sábado, 12 de novembro de 2011

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Após usar, durante muitos anos, sua igreja e seus meios de comunição para denegrir a crença dos católicos e das religiões afro-descendentes, agora são as igrejas pentecostais que estão na mira de um dos maiores chefões do mercado religioso e midiatico do Pais, Edir Macedo. O dono da Igreja Universal e da rede Record se envolveu em uma grande polemica há cerca de um mes quando postou um video em seu blog no qual surgeria qu as manifestaçoes do Espirito Santo em alguns cultos pentecostais seriam manifestaçoes de demonios. As declaraçoes de Edir Macedo provocaram grande indignação e manifestação de repudio contra sua pessoa por parte dos pentecostais. Importantes lideranças pentecostais como Marco Feliciano e silas Malafaia saíram em defesa de sua fé repudiando as declaraçoes de Macedo. Como não se deu por satisfeito, agora Edir Macedo vai usar sua emissora de televisao para levar adiante sua posiçao preconceituosa, intolerante e simbolicamente violenta contra os pentecostais, caracteristicas que sempre o acompanharam na sua relaçao com outras forma de crença ou com outras vertentes do cristianismo no Brasil. A Rede Record apresentará no programa “Domingo Espetacular” do dia 13/11, uma matéria especial sobre um costume de algumas igrejas pentecostais, um fenomeno conhecido como “cair no Espírito”.
No vídeo que anuncia a reportagem especial, postado no portal R7, o jornalista Paulo Henrique Amorim afirma que “os repórteres investigaram essa prática misteriosa e polêmica no Brasil e no mundo”, e questiona: “porque elas caem como se estivessem em transe?”.
Edir Macedo costuma usar sua emissora para exibir reportagens que levantam suspeitas sobre pessoas ou grupos que de alguma forma, tenham pontos de vista e formas de crença diferentes da sua. Por outro lado na sua guerra perdida contra a Globo, Macedo quando vê seus esquemas revelados e seus interesses em perigo se veste de uma roupagem de vitima de perseguição religiosa. Além de seu desespero por um monopólio religioso e de seu sonho cada vez mais distante da realidade de comandar um monopólio da informação no Brasil, Edir Macedo parece também sonhar em comandar um monópolio da intolerancia religiosa e da violencia simbolica, no qual ele possa ter todo o direito de perseguir e denegrir outras religioes e jamais ser contrariado.



Escrito por R. Serra http/motoqueiroreporter.blogspot.com

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário