sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Começa hoje a 6° edição da Feira do Livro de São Luís

De O Imparcial

Começão hoje (23/11/2012) a sexta edição da feira do livro de Sao, a novidade este ano é que a feira que teve todas as suas ediçoes anteriores realizadas na Praça Maria Aragão, foi trasferida para o Ceprama.  no bairro Madre Deus.


O evento de abertura será às 18 horas e contará com as performances do ator Uimar Junior e do Gamar, grupo formado por jovens artistas da UEB Maria Aragão (Cidade Operária). Haverá também visitação no Espaço do Livro, onde cerca de cinquenta estandes reunirão editoras e livreiros para a exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos.



Com o tema “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”, a Feira acontece no período de 23 de novembro a 02 de dezembro, funcionando diariamente no horário das 13h às 21h. Nesta edição, a grande homenageada é a cidade de São Luís. Toda a temática e a programação do evento estarão voltadas para a celebração do seu quarto centenário.



Escritores convidados



Entre os autores nacionais foram convidados a discutir temas como processo de criação, ideias, livros, personagens e gêneros em sessões descontraídas e perto dos seus leitores, estão nomes como: Afonso Romano de Sant’Anna, Francisco Seabra, Ana Maria Brasil, Alexandre Azevedo e Ricardo Chacal.



Além dos convidados nacionais, cerca de trinta escritores locais também integram a programação da Feira com lançamento e relançamentos de livros, bate-papo e roda de conversa. Entre eles, destaque para professores e estudantes da rede municipal de ensino, que lançarão livros como “Mestre Felipe por ele mesmo”, de Sérgio Luís da Costa e “São Luís, 400 anos em cordel”, dos alunos da UEB São Raimundo.



“Tão importante quanto esta tradição literária está a necessidade de ações que propiciem o acesso ao livro e a formação de leitores no país como um todo e, sobretudo, em São Luis, além de esforços para incentivar as cadeias produtiva e criativa do livro e mediadora da leitura”, destaca o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

Espaços e programação



Ao todo 65 espaços entre Auditórios, Teatros, Espaço Infantil, Troca-troca Literário, Estandes Institucionais, Tendas Temáticas, Praça de Alimentação e o Espaço dos Livros compõem a estrutura da Feira, cada um com uma programação especial e direcionada para um público específico.



Dentre os espaços mais visitados nas edições anteriores, destacam-se: o ‘Café Literário’, que se diferencia por aproximar o escritor do público em um bate-papo descontraído; e a ‘Casa do Escritor’, com o lançamento e relançamento de livros de escritores locais e de outros estados.



Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), o evento conta com a correalização do Serviço Social do Comércio e da Secretaria de Estado do Turismo, e parceria da Vale, Associação dos Livreiros do Maranhão, Ministério Público, Academia Maranhense de Ciências Contábeis, Fundação Sousândrade, Instituto Guarnicê.



A Feira do Livro de São Luís foi criada através de Lei Municipal nº. 4.449 de 11 de janeiro de 2005, com o objetivo de promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária.



Confira a programação do dia 24.11 (sábado):



Auditório Quartocentenário



14h às 15h - Palestra: O Livro, o Leitor e a sua Dimensão Social e Política – Profa. Dra. Maria Mary Ferreira



15h às 18h - Oficina de Ilustração - Rede Leitora Ler Pra valer



18h às 19h – Performance com Uimar Junior



19h às 20h - Palestra: O Dote é a Moça Educada: mulher, dote e instrução em São Luís na Primeira República – Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes.



20h30 às 21h30 – Lançamento de livro: São Luís do Maranhão: novos olhares sobre a cidade - Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes e Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos.



Café Literário



17h às 18h – Roda de Conversa com representantes dos segmentos Teatro, Circo e Dança (Plano Municipal de Cultura).



18h30 às 19h30 - Roda de Conversa com representantes dos segmentos Teatro, Circo e Dança (Plano Municipal de Cultura).



20h às 21h - Instalações Performáticas 



Casa do Escritor



15h30 às 16h30 – Lançamento do livro: As Cartas Que Escrevi - Kelson Moura Costa 



17h às 18h - Lançamento do livro: Sombras da Lei - Douglas Batista Pereira Ribeiro 



18h30 às 19h30 - Lançamento do livro: Coleção Carrossel do Saber - Marinete Silva Oliveira 



20h às 21h - Lançamento do livro: O Campanário Da Padroeira - Paulo Eduardo De Souza Pereira



Espaço Infantil (Semed e Sesc)



14h - Contação de história



Recepção com grupo de animação



Pintura artística



Oficinas de: Ilustração, Conto, Poesia e Tangran


Fonte:  http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/impar/2012/11/22/interna_impar,126422/tudo-pronto-para-a-6-edicao-da-feira-do-livro-de-sao-luis-confira-programacao.shtml

Escolas maranhenses entre as piores notas do ENEN 2011


De  O Imparcial online -http://www.oimparcial.com.br

Ao contrário de 2010, as escolas maranhenses não obtiveram resultado positivo no Enem 2011. Segundo divulgação realizada pelo Ministério da Educação, na tarde desta quinta-feira (22), o Maranhão se destacou negativamente por ter três escolas entre as cinco de menor nota do país: em São Domingos do Azeitão, Olinda Nova do Maranhão e Centro Novo do Maranhão.


Segundo o levantamento foram divulgadas notas de 206 escolas maranhenses, tanto das escolas de ensino público quanto das redes privadas. Das dez melhores escolas, apenas duas não estão em São Luís. Mas, o estado também se destacou por estar entre aqueles que apresentaram o pior desempenho do Brasil. 



A escola que obteve saldo negativo foi o Centro Educacional Aquiles Lisboa, localizada em São Domingos do Azeitão, na região sul do Estado, que obteve nota 383,71. Seguida do anexo 1 do Centro de Ensino José Maria de Araújo, em Olinda Nova do Maranhão, que obteve nota 393,52. A quinta pior colocação ficou com o Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida Ribeiro, localizado em Centro Novo do Maranhão, com nota 394,55.



Melhores resultados do Estado


1º Reino Infantil - Nota 643,62
2º Escola crescimento - Nota 619,80
3º Colégio Educator - Nota 616,16
4º Centro de Ensino Upaon-Açu - Nota 596,64
5º Colégio Dom Bosco - Nota 596,01
6º Ifma - Nota 587,26
7º Colégio Marista Araçagi - Nota 585,31 
8º Ifma-Imperatriz - Nota - 581,90
9º Colégio Literato - Nota 576,42
10º Centro de Educação Internacional - Nota 571,67

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

POLITICOS BRASILEIROS GANHAM MAIS DE 11 MIL REAIS POR MINUTO, VEJA


Violência na Grande São Luís faz 35 mortes em 15 dias


Da Folha Maranhão - http://folhamaranhao.com/noticias/policia/35-mortes-na-grande-sao-luis-em-15-dias-24862.html
Nos últimos 15 dias, 35 pessoas morreram na Grande São Luís. A média diária de assassinatos (quase três) supera a verificada tanto neste ano quanto em 2011 -- duas. As informações foram obtidas no livro de registro do Instituto Médico Legal (IML), da capital maranhense.
Entre a noite de anteontem e a manhã de ontem, 5 pessoas foram assassinadas. Isso ocorreu menos de 24 horas após o líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB), advertir que o Maranhão corre o risco de se transformar em um dos estados mais violentos do Brasil.

O alerta foi dado na sessão da última quarta-feira (14), durante a votação de um requerimento do deputado Bira do Pindaré (PT), solicitando a convocação do secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, para que prestasse esclarecimentos sobre as razões do aumento da criminalidade em São Luís.

Dentre os crimes registrados desde a última quinta-feira (15), está o assassinato de Wescley Lira da Silva Cutrim, de 22 anos, conhecido como 'Besta Fera', morto a tiros na Rua da Matança, no Bairro do Anil. O corpo teve entrada na sala de necropsia, às 10h15. A vítima residia na Rua Alameda Chapadinha, no município de São José de Ribamar.

Nos outros casos, as vítimas foram mortas com arma branca. É o caso, por exemplo, de Kleber Nogueira da Silva, motorista de ônibus da empresa Gonçalves, assassinado a golpes de faca, por um vizinho, Antonio Barros Silva. O crime aconteceu numa quitinete, na Cidade Operária. Um desentendimento entre os vizinhos teria resultado no crime.

O outro registro aconteceu na noite do feriado, quando Luís Augusto Fernandes dos Santos, 26, acabou sendo morto durante uma briga de família, na qual a vítima teria agredido a própria mãe. Amigos e parentes da senhora se revoltaram com a situação, e um deles, ainda não identificado, esfaqueou o agressor. Luís Augusto chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1).

Além dos casos já citados, o IML registrou outro homicídio na madrugada de sexta (16). José Benedito Frazão Ribeiro, o 'Barão', de 33 anos, foi atingido com dois tiros, na Rua Jerusalém, no Tibiri. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2), onde não resistiu aos ferimentos. O corpo chegou às 13h20 no IML. José Benedito residia na Rua Nova Jerusalém, nº 10, na Janaína.

No dia anterior (quinta-feira, 15), populares encontraram o corpo de Solange Gomes, 26, na Vila São Luís, próximo ao Anjo da Guarda. O corpo estava em avançado estado de decomposição. Ainda não foi identificada a causa da morte. Solange morava na Rua do Buriti, nº 2, na Vila Mauro Fecury 2.

De janeiro a outubro deste ano, São Luís chegou ao fatídico número de 572 homicídios. Em São Paulo, no mesmo período, foram 1.064, o que representa proporcionalmente cinco vezes mais incidência de homicídios na capital maranhense.

Para o líder oposicionista, cabe ao governo do Estado a culpa pelo aumento da violência no Maranhão. 'A maior responsável por essa situação é a governadora Roseana, que faz um governo omisso, fraco e que quebrou o Estado. Essa é que é a verdade: o Maranhão hoje está quebrado novamente e a governadora está endividando o Maranhão em mais R$ 4 bilhões e mais uma vez não resolve os problemas da segurança pública do estado. São cada vez menores os recursos destinados à área da prevenção e do combate à criminalidade', declarou Marcelo Tavares.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

JOSÉ RAINHA DIZ QUE JOSÉ DIRCEU PODERÁ SER ASSINADO NA PRISÃO


Da Folha Maranhão
O líder sem-terra José Rainha Júnior disse nesta sexta-feira, 16, que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pode ser assassinado na prisão, caso venha a cumprir na cadeia parte da pena a que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Dentro do presídio quem manda é o crime e ele, por tudo o que representa, vai ser um alvo fácil." Condenado a 10 anos e dez meses de prisão, além de multa de R$ 676 mil, por ter sido considerado o "chefe" do esquema conhecido como mensalão, o ex-ministro terá de cumprir pelo menos um ano e onze meses em regime fechado. Para o ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do processo, o réu deve ir para prisão comum.
O líder sem-terra, que foi banido do Movimento dos Sem-Terra (MST) em 2007 e formou seu próprio grupo, o MST da Base, acredita que isso equivale a condenar o ex-ministro à pena de morte. "O Zé (Dirceu) é um lutador que sobreviveu à ditadura militar, mas no nosso sistema carcerário, ele vai virar um troféu. Conheço como funciona o sistema e vai ser muito difícil ele sair com vida." José Rainha permaneceu nove meses na prisão, após ser preso, em junho do ano passado, durante a Operação Desfalque da Polícia Federal, que investigava o desvio de recursos da reforma agrária. Ele, que já havia sido preso anteriormente por crimes relacionados à invasão de fazendas, passou por celas de cadeias públicas e de penitenciárias estaduais.
Na última prisão, quando se achava recolhido na Penitenciária de Presidente Venceslau, sua família recebeu uma carta revelando um plano para assassiná-lo. Ele foi transferido para São Paulo e incluído na lista de lideranças rurais ameaçadas de morte elaborada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica. "Lá dentro não há qualquer garantia de segurança, você se vê sendo morto a qualquer momento", disse. Amigo de José Dirceu há 30 anos, Rainha disse que está preparando uma mobilização entre os sem-terra contra a sua prisão. "Foi um julgamento injusto e o povo tem que ir para a rua", defendeu.
Fonte: http://folhamaranhao.com

XVI Festival Maranhense de Teatro estudantil começa na próxima terça em são Luís


Com a participação de escolas da rede pública de São Luís e mais cinco municípios maranhenses será iniciado, nesta terça-feira (20), o XVI Festival Maranhense de Teatro Estudantil, promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem). As apresentações dos espetáculos se estenderão  até a sexta-feira (23), no palco do Teatro João do Vale, em sessões pela manhã e a tarde,  a entrada é franca. A abertura será às 9h e contará com a apresentação do espetáculo "O Boizinho de Brinquedo", texto de Joana Bittencourt, com alunos da Escola Paroquial Frei Alberto, com direção de Maria Raimunda Freitas. Em seguida, às 10h30, será apresentado São Luís, 400 anos de Alegria, texto de João Boas, com direção de Felizaldo Mello, pelos alunos do Colégio UEB Maria Rocha.

Durante a tarde as sessões começam às 14h, com uma programação que inclui os espetáculos: A guerra dos mundos em São Luís, encenado por alunos do Ifma, Campus Maracanã, com texto e direção de Inaldo Lisboa; o espetáculo Cabeças Onde Estão? encenado por alunos do Ifma de Alcântara, texto e direção de Haroldo Junior; e o espetáculo Confissões de Adolescentes, com grupo de teatro da Escola CE Mônica Vale, com texto de Maria Marina e direção de Martha Brasil.


Criado em 1996 o Festival tem conta com a participação de alunos de escolas públicas do ensino estadual, municipal e comunitárias, com espetáculos teatrais com textos diversificados, da comédia ao drama.

Neste ano em sua décima sexta edição o Festival contará com a participação de grupos teatrais de escolas de São Luís, Alcântara, Itapecuru-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, São José de Ribamar e Caxias. Com um total de 21 espetáculos que serão apresentados na mostra competitiva que vai escolher os melhores em diversas categorias do teatro, para o Prêmio Cosme Júnior que será entregue, no dia 26, no Teatro Arthur Azevedo.

O principal objetivo do Festival de Teatro Estudantil é fomentar as artes cênicas no meio estudantil visando a formação de platéia e apresentação de espetáculos com gêneros e temáticas variados, promovendo a integração das escolas públicas e privadas das redes pública e particular do estado nos ensinos fundamental e médio, criando condições para a preservação da cultura teatral no Maranhão, além de oferecer mini-cursos aos participantes, contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento estético dos alunos/atores, professores e público envolvido

Segundo Domingos Tourinho,diretor do Cacem e coordenador do Festival. "O Festival tem como público-alvo alunos e professores das escolas participantes, arte-educadores, teatro-educadores, estudantes universitários, técnicos e artista. Ele visa promover o desenvolvimento estético de alunos e professores da rede de ensino das escolas do Estado do Maranhão, como também o intercâmbio cultural e o congraçamento entre os participantes".

Fonte: http://www.oimparcial.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

UMA MÃO LAVA A OUTRA Por Natynho Serra - PASTORES EVANGÉLICOS PARTICIPAM DE REUNIÃO COM A GLOBO


O namoro da Globo com o segmento evangélico continua, agora foi a vez de varios pastores evangelicos serem convocados para uma reuniao de negocios com o diretor de Projetos e Eventos Especiais da emissora.
Na última segunda-feira (12) a Rede Globo convidou alguns líderes evangélicos para uma reunião com Amauri Soares, diretor de Projetos e Eventos Especiais da emissora, para falar sobre as expectativas do grupo com o segmento evangélico.
Pastores e líderes de conselhos de diversas partes do país estiveram no Projac. Esta foi a primeira vez que um diretor  organizaçoes  Globo se reuniu com lideranças evangélicas.
Um dos pastores presente à reunião foi Robson Rodovalho, lider da Igreja Sara Nossa       Terra, além de Rodovalho, estiveram presentes no encontro os pastores Francisco Paixão (Presidente da CONCEPAB), Wilton Acosta (Fenasp), Ronaldo Batista, Apóstolo Edmilson, bispo Aroldo Telles, Pedro Santos, reverendo Jorge Sutareli, Valdiberto Rocha, Paulo Roberto Carlos Soares, Josimar Francisco, Chacerleu Melo, bispo Jetro Carneiro, Claudemir Lopes, Rudolf Arno Heinrichs, Flavio Luiz Sauerbronn, Bievenido Sandro Andrade Fiuza e Rosangela Lucia Targine da Silva. 

Vale lembrar, como noticiamos dias atrás que o Festival Promessas e o Troféu Promessas são eventos ligados diretamente com a Rede Globo através da GEO Eventos, que recentemente anunciou que a partir de 2013 também estará realizando um feira de artigos evangélicos com o nome de Feira Internacional Cristã – FIC, prevista para acontecer no mês de Julho.
Fonte: Gospelprime

UMA MÃO LAVA A OUTRA
Por Natynho Serra

Como já colocamos aqui, essa é mais uma investida da Globo no processo de cooptação de lideranças e artistas evangélicos de renome nacional e internacional, a fim de abocanhar uma boa fatia do bolo financeiro que o mercado musical e editorial evangélico movimenta. ironicamente, a Globo que sempre se mostrou prodiga, e ainda continua, em construir representaçoes deturpadas dos evang´licos em suas telenovelas, a fim de ridicularizar e desconstruir a o sistema de crença dos evangelicos diante da opinião publica, agora diante do crescimento dos evangelicos, estende descaradamente os seus tentaculos para, nada mais e nada menos, que explorar comercialmente esses mesmos evangélicos. É obvio que todos tem o direito de interpretar essa aproximação da Globo com os evangelicos da forma mais providencial e romantica que bem quiser, mas não há  nada que nos convença de que essa união tenha  interesses que não sejam estritamente politicos e comerciais. É obvio também que esse casamento parte de interesses reciprocos, dificilmente esses lideres e artistas cooptados pela globo irão se lembrar do processo de violencia simbolica sofrido pelos evangélicos por parte da Globo durante décadas e jamais usarão esse fato como argumento para rejeita suas propostas financeiras encantadoras, antes, sob o discurso da providencia divina irão selar acordos milionarios com a "vênus platinada" e  sem fazer cara feia diante das representaçoes decadentes que a globo constroi dos evangelicos em suas telenoves. Uma mão lava a outra.

Natynho Serra

ADORAÇÃO PROFÉTICA 2012 MOVIMENTA SÃO LUÍS


UM DOS MAIS IMPORTANTES EVENTOS DE ADORAÇÃO DO BRASIL COMEÇA AMANHÃ NO APRISCÃO DA IBA ANGELIM
Em 2012 a Igreja Batista do Angelim segue à frente de um dos maiores e mais tradicionais Encontros de Louvor e Adoração do Brasil. O Adoração Profética acontece à 17 anos, sempre no mês de novembro.
Todos os anos são milhares de pessoas tocadas pela manifestação da glória de Deus em meio a um ambiente de adoração extravagante, cujo o único foco é a atrair a presença do Senhor assim o povo de Deus seja impactado e tenha suas vidas transformadas pela unção de Deus.
São inúmeros testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas e ministérios avivados durante os anos de adoração Profética. A expectativa para este ano é que seja um tempo de unção fresca onde o Senhor irá derramar de forma sobrenatural do seu Espírito sobre cada irmão sedento pela presença dele.
Para o Adoração Profética de 2012 estão confirmadas as presenças de alguns ministros de adoração que têm carregado a glória de Deus. São eles: Joaquim Neto (Pastor Sênior da IBA-Angelim), Mark Shubert (EUA), Fred Arrais (MA), Judson Oliveira (min. Judá-MG), e Jeremy Bowser (EUA).
CARAVANAS
Pessoas de diversos lugares do Brasil já estão se mobilizando. As inscrições para todo o Encontro de Adoração Profética custa R$ 40,00 e a hospedagem para as caravanas nos acampamentos da Igreja (CTP e ELIM) custam R$ 10,00 por pessoa e devem ser feitas antecipadamente para que as vagas sejam reservadas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A GANANCIA DA GLOBO E A TRAGÉDIA EVANGÉLICA


"A Globo está lançando uma feira voltada para o público evangélico, como parte de sua estratégia de aproximação do meio gospel, além da questão estratégica de ampliação de negócios, visto que os evangélicos são o grupo religioso que mais cresce no país.
No próximo dia 27/11, a empresa de entretenimentos das Organizações Globo, GEO Eventos, fará uma entrevista coletiva para o lançamento da Feira Internacional Cristã (FIC), que deverá ser realizada em julho de 2013.
De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar On-line na revista Veja, a intenção da Globo é concorrer com a Expocristã, maior feira do setor na América Latina. São realizados ainda, a ExpoMusic Gospel, voltada para músicos cristãos e o Salão Internacional Gospel, que segue um modelo semelhante à Expocristã e realiza fóruns de debates.
Além da FIC, as organizações Globo já realizaram o Troféu Promessas, premiação para músicos cristãos e pensada como concorrente do Troféu Talento, até então a maior premiação do meio gospel. Desse prêmio, surgiu o Festival Promessas, evento que reúne artistas gospel num show e que, posteriormente, é transmitido na grade da emissora. Ambos são realizados pela GEO Eventos.
Há ainda a gravadora Som Livre, que distribui CDs e DVDs de grandes nomes da música gospel, como o Diante do Trono, por exemplo, além de Palavrantiga, Nívea Soares, Davi Sacer, Sérgio Lopes, Asaph Borba e Chris Durán".
(Extraido do Gnoticias)
A GANÂNCIA DA GLOBO E A TRAGÉDIA EVANGÉLICA
Por Natynho serra

A Globo é um dos maiores e mais poderosos aparelhos ideologicos existente no Brasil. Como todos sabemos a poderosa Rede Globo, durante décadas não hesitou em ridicularizar e desqualificar, principalmente em suas telenovelas, outro poderoso aparelho ideologico, a imagem dos evangelicos. A Globo foi e ainda é  pródiga em construir  representações deturpadas e duvidosas dos evangélicos. Ultimamente com o inevitavel reconhecimento do fenomeno de crescimeto dos evangelicos a Globo começou a investir, isto é a estender seus tentaculos para explorar comercialmente o segmento evangelico brasileiro. Primeiro com a cooptação de alguns dos principais cantores evangelicos  por sua gravadora, a som Livre, depois com a criação e exibição do musical "promessas" e a inserção de varios cantores evangelicos nos programas de auditorio de sua grade, agora a ganancia da Globo em faturar seus milhoes de Reais às custas da produção artistica e literaria evangelica se consolida com o lançamento da FIC ( Feira Internacional Cristã) que pretende concorrer com a Expocristã. Trocando em miúdo, por um lado a Globo continua, em suas telenovelas, criando personagens ditos evangélicos, cujo objetivo claro é ridicularizar e desacreditar o sistema de crença dos evangélica e por outro lado estendendo seus tentaculos para faturar milhoes e enrriquecer  às custas dos mesmos evangelicos.
A tragedia é que os evangélicos são tomados de uma letargia, de uma dormência e de uma cegueira (talvez de uma ganancia e falta de principio por parte dos artistas que se vendem para ela) que os impede de enxergar e de reagir contra isso. Os cantores evangélicos, até onde se sabe, nenhum teve a dignidade de rejeitar o fetiche da "vênus platinada" e dizer não a seu dinheiro sujo, adquirido nos porões da ditadura e com a alienação do povo brasileiro. Sob o falso manto de "povo ordeiro" e que não se opõe ideologicamente a nada, os evangélicos brasileiros  vão se tornando uma especie de escravos contemporâneos da Globo. Escravo nos lembra algo? o escravo é uma das  figuras mais antitéticas e contraditórias  que a historia já produziu, ao mesmo tempo em  que sofre passivamente as humilhaçoes,  chibatadas e tortura de seu senhor, lhe permite obter lucros às suas custas.
Natynho Serra