terça-feira, 16 de março de 2010

Entrtevista com o Pr.Oséas Barbosa de Lima

Oséas Barbosa de lima é advogado,Filósofo, Pós graduado em teologia e professor. Pastor presidente da AMIBAN(Associação das missões batistas nacionais), foi fundador dos trabalhos da Igreja Batista nacional nos estados do Maranhão, Piauí e Pará. Fundou e dirigiu Várias intituições de ensino teológico e de evangelizaçao em diversos estados do Norte e Nordeste brasileiro. Atualmente dirige o CFM(Centro de Formação ministerial)sediado na Igreja Batista Nacional de São Luis da qual também é presidente. Nesta entrevista concedida no dia 16 de Março de 2010 ao blog do Serra, Pr. Oséas revela um pouco de sua trajetoria como ministro evangélico e fala de temas da atualidade, muitos dos quais bastante polêmicos.

Serra: Quem é Oséas, como o Sr. se define?

Pr. :Olha, eu sou uma pessoa normal. procuro ser o mais compreensivo possível, tolerante, sou uma pessoa que gosta de ajudar a todos,principalmente quem gosta de ser ajudado.

Serra: Como o Sr. avalia esses 40 anos de Batistas Nacionais no Maranhão?

Pr.:Valeu, principalmente porque eu já cheguei com alguma experiencia. Aprendí na Biblia que quem quem sai andando e chorando enquanto semeia, volta cantando e sorrindo com seus feixes... sabia que os primeiros anos seriam anos difíceis e de semeadura, por isso procurei semear muito. semeei o máximo que podia e aguardei com paciencia a colheita.

Serra:Como é ser pioneiro em uma causa tão grandiosa como essa?

Pr.:Primeiro precisa ter experiência. saber esperar em Deus, saber semear, e a colheita virá.A alegria da colheita não se troca, não se vende, não se compara a nada nessa vida.

Serra:Em sua opinião, o que mudou na Igreja nesses 40 anos?

Pr.:Primeiro eu vim em funçaõ do Reino de Deus, segundo eu vim para implantar os Batistas nacionais. Nesses 40 anos houve uma mudança sensível tanto em quantidade como em qualidade.

Serra:É dificil a missão de pastorear?

Pr.:Não é fácil e nem difícil! Se você é um vocacionado, se você é um chamado é fácil.O Senhor Jesus diz:As minhas ovelhas ouvem a minha vóz. o verdadeiro pastor não sabe fazer outra coisa melhor que pastoriar.

Serra:O Sr. acha que o ofício de pastor está sendo banalizado?

Pr.:Em certo sentido sim, mas nunca deixará de existir os verdadeiros pastores.

Serra:Até que ponto a igreja deve se envolver com a política há um limite para isso?

Pr.:Olha, a igreja não deve ficar marginalizada da política, também não deve se tornar um partido político. O pastor deve ter muita habilidade para saber equilibrar as coisas.

Serra:Como o Sr. avalia a atual postura da igreja diante das questõe políticas e de Estado?

Pr.:Eu creio que a igreja deve se empenhar em ser mais presente nas questões políticas e de estado. Deve ter uma influência maior, porque tudo depende das leis. se não tivermos unidade as leis podem seciar nossa liberdade.

Serra: Os evagélicos têm crescido em numero no Brasil, conquistado espaço na política e na mídia. O que há de positivo e de negativo nisso?

Pr.:Há muito de positivo. Quando o Evangelho chega, chega a boa cultura, desaparece a ignorância, o analfabetismo; aparece a liberdade, o temor a Deus. O ponto negativo é que precisa haver muito mais preparo,mais compreensão, mais unidade.

Serra:O que o Sr acha do uso da mídia pelas igrejas no Brasil, notadamente as neopentecostais?

Pr.:Olha há duas posições e são as duas erradas. A Primeiro é a igreja viver em funçãom da mídia. A segundo é a igreja pensar que não precisa da mídia. A mídia é de Deus. Não devemos deixá-la nas mãos do diabo, mas é preciso que a igreja saiba usá-la com equilibrio.

Serra: Em sua opinião, essas igrejas estão usando corretamente a mídia(na causa do Evangelho), ou cada uma defende um projeto particular de poder?

Pr.:Olha o fato delas viverem em funçao da mídia já é uma maneira errada de usá-la. É por isso que a propaganda é toda voltada para elas mesmas, porque cada uma defende seu próprio interesse. A mídia deve ser usada para cristianizar, não para fazer proselitismo.

Serra: O Sr. é contra ou a favor da legalização do aborto?

Pr.:Aí é questão de lei. Depende de como a lei vai ser feita. Em alguns casos eu sou a favor.Por exemplo, num caso em que se não fizer o aborto a mãe morre. Mata-se a mãe? Um outro caso é quando a criança não vai sobreviver no ventre.Faz-se o aborto ou deixa a criança morrer no ventre? Vai depender da legislação.

Serra:O Sr acha que a mulher tem o direito de decidir se deve ter ou não um filho mesmo após o início da gestação?

Pr.:Deveria antes ter evitado a gestação, já que não evitou não tem o direito.

Serra:O que o Sr. acha de igrejas evangélicas que oficialmente se posicionam a favor do aborto?

Pr.:Se se posicionam sem restrições, eu acho errado. Deve-se analisar se cabem as restrições.

Serra:O que o sr. acha da teologia da prosperidade e do uso que as diversas igrejas no Brasil têm feito dela?

Pr.:Muitas igrejas têm feito uso errado não apenas da teologia da prosperidade, como de muitas outras,isto não invalida a existência na Biblia de tal tema. Deus é próspero ou miserável, pobre, cego e nú?

Serra:Teologia da libertação, como o Sr. avalia essa corrente teológica?

Pr.:Eu creio na libertação do homem como um todo, corpo, alma e espírito. Como tal todos precisam ser libertos.

Serra:Quantos anos de convertido, Pastor Oséas?

Pr.:Cinquenta anos, sou bisneto de evangélicos.

Serra:Quantos anos de ministério?

Pr.:Quarenta e cinco!

Serra: O Sr. já sofreu perseguição política ou religiosa por causa do Evangelho?

Pr.:Sensivelmente não!

Serra: Suas considerações finais...

Pr.:Parabéns pela entrevista! se for juntar tudo dá um livro...